quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Ação Cooperar atende 15 mil moradores no bairro Guarituba

Cerca de 15 mil moradores do bairro Guarituba, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, receberam neste sábado (06) a 48ª edição do programa Ação Cooperar – Especial de Natal, promovido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em parceria com o Programa do voluntariado Paranaense (Provopar). Além de levar a tradicional feira de serviços gratuitos de apoio à cidadania e inclusão social do Governo do Paraná, foi realizada uma festa de Natal com distribuição de cinco mil presentes para as crianças do bairro. A arrecadação dos presentes foi feita pelo Provopar e prefeitura de Piraquara.


O presidente da Cohapar, Rafael Greca, lembrou que o mutirão de serviços é apenas uma das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado no local. “Aqui, em parceria com diversos órgãos do Estado, e com recursos dos governos federal, estadual e municipal, estamos realizando o maior projeto de resgate social e salvação de mananciais em execução do país. Estamos fazendo no Guarituba um grande esforço visando à requalificação urbana e de desenvolvimento humano, de onde vem 70% da água que abastece a grande Curitiba”, salientou.

Segundo Greca, a festa de Natal levada pelo programa Ação Cooperar ao Guarituba tem a intenção de mostrar às crianças a importância da preservação desses mananciais. “Estamos fazendo o Natal dos meninos protetores da água para que eles disseminem a informação de que, a partir das mudanças que vão ocorrer aqui, não serão mais ocupantes de uma área de risco, e sim protetores da água, guardiães dos rios Iraí, Itaqui e Piraquara”, frisou. 

O diretor de Relações Institucionais da Cohapar, Doático Santos, responsável pela coordenação do Ação Cooperar, disse que “a edição especial de Natal do Guarituba abre as comemorações natalinas, homenageando os moradores do bairro que são os vizinhos dos mananciais e os grandes parceiros na proteção das águas que abastecem Curitiba”.

Paralelamente às ações de melhoria que beneficiarão cerca de 12 mil famílias no bairro, a Cohapar está realizando o programa Morar Bem, uma extensão do Ação Cooperar, que atua junto à comunidade visando a uma participação ativa em relação ao poder público. “O Morar Bem mostra a importância da vida comunitária na melhoria permanente das condições de moradia de cada local. Esse trabalho já começou a ser executado no Guarituba”, frisou Doático.

Cidadania – O mutirão de serviços gratuitos do governo do Paraná – Ação Cooperar - tem como objetivo promover a inclusão social e elevar a cidadania do povo paranaense. Esta é a 48ª etapa do programa que, desde seu início em 2005, já atendeu mais de 230 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de obter documentos como carteira de identidade e trabalho, realizar exames de saúde, consultas jurídicas, além de conhecer os programas sociais do governo do Paraná.

Durante o Ação Cooperar foram entregues os certificados do Curso de Capacitação de Agentes Comunitários, promovido pela Cohapar. Álvaro Eduardo dos Santos mora há 8 anos no Guarituba e sempre esteve envolvido com serviços comunitários. “Eu tenho a preocupação de levar informações à população, temos que mostrar o que o governo no Paraná está fazendo no nosso bairro e como isto está mudando a nossa vida. Quero continuar com este trabalho de conscientização”, declarou. 

Para a diretora da Escola Municipal Henrich de Souza, Sandra Mara da Silva, a parceria com a Cohapar também contribuiu para aproximar a comunidade e a escola, a exemplo do que já está ocorrendo com o Telecentro, inaugurado no bairro, e que proporciona acesso ao mercado de trabalho às crianças, jovens e adultos. “Nós estamos muito felizes com a realização deste evento porque além de ser uma oportunidade de levar as festividades de Natal a quem não tem a oportunidade de viver este momento de confraternização, a comunidade tem acesso a diversos serviços gratuitos e informações”. 

A dona-de-casa Zulmira de Fátima de Oliveira vai ter a posse de seu terreno através da Cohapar e aproveitou a feira para fazer a carteira de identidade e de trabalho de seu filho, Mateus, de 14 anos. “É uma ótima oportunidade, pois nossa renda é pequena e é muito bom saber que o governo preocupa-se com a gente, fornecendo estes serviços de graça”, afirmou. 

Marlene Gonçalves Carneiro mora hoje em uma área de risco no Guarituba e será realocada para a área onde serão construídas as casas da Cohapar e diz que tem muito medo de chuva e de alagamentos em sua casa. Mas Marlene conta que está muito feliz vendo as obras no bairro e a possibilidade de mudar logo para a casa nova, para onde será realocada. “As obras aqui no bairro já estão nos beneficiando muito, esta feira hoje é muito boa para a gente fazer documentos e é também uma forma de lazer para as crianças. Minhas filhas me acordaram cedinho para vir pra cá”, disse. 

“Além disso, contribui para que possamos trazer cada vez mais a comunidade e a família para escola, já que acreditamos que somente através de parcerias cada vez mais fortes entre a comunidade e a escola que vamos conseguir desenvolver melhor o papel de educadores e contribuir com a formação do cidadão”, afirmou.

Entre os serviços oferecidos na 48ª etapa do Ação Cooperar, foram emitidas 300 carteiras de identidade e outras 200 de trabalho. 

Telecentro - Além disso, em junho deste ano os moradores do Guarituba o primeiro telecentro do bairro, o ‘Paranavegar’, um espaço dotado de cinco computadores com acesso à internet, resultado de uma parceria entre a Cohapar, por meio do programa Ação Cooperar, com a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SEAE) – Celepar, e Prefeitura Municipal de Piraquara.

CRIANÇAS - A 48ª etapa do Ação Cooperar, edição de Natal, atraiu muitas crianças que, enquanto esperavam pela distribuição de brinquedos, aproveitaram para participar de atividades educativas, como os jogos oferecidos pela Copel; os brinquedos infláveis; piscina de bolinhas, entre outros. O momento mais esperado foi a chegada do Papai Noel, que distribuiu brinquedos e muita alegria entre as cinco mil crianças que estavam no local. “A hora que o Papai Noel chegou foi a mais emocionante. Depois que ele chegou nem quis mais brincar com nada”, disse Henrique Barreto da Silva, 8 anos, muito feliz com o carrinho que ganhou de presente. 

Guarituba – O ‘Novo Guarituba’ é o maior projeto de regularização fundiária e salvação de mananciais do País em execução no País, e está recendo investimentos de aproximadamente R$ 91,7 milhões do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), do governo Federal, já incluídas as contrapartidas do Estado e do Município. 

O projeto vai beneficiar 12 mil famílias - mais de 60 mil pessoas - que vivem numa área de ocupação irregular. Destas, 803 serão reassentadas por estarem em áreas de mananciais, em banhados à beira do Rio Iraí, Itaqui e Piraquara, que garantem o fornecimento de água para 1,8 milhão de moradores da Grande Curitiba. Estas famílias serão transferidas para outras casas no próprio bairro. As demais famílias terão suas terras regularizadas.

Todas serão beneficiadas com obras de pavimentação, urbanização, redes de água, esgoto e energia, saneamento, regularização fundiária e realocação das famílias que vivem em áreas de risco e preservação ambiental. O projeto é desenvolvido Cohapar, em parceria com diversos órgãos da administração Estadual e Prefeitura de Piraquara.

Nenhum comentário: