segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Cohapar vai construir 134 unidades do Casa da Família em Balsa Nova

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, e o prefeito de Balsa Nova, José Franco Pellizzari, estiveram nesta quinta-feira (15), visitando o canteiro de obras onde serão construídas 134 moradias do programa Casa da Família, na cidade da Região Metropolitana de Curitiba. “O Governo do Estado captou os recursos para o conjunto habitacional, é um investimento fortíssimo que está chegando aqui para trazer estas casas para o nosso povo”, afirmou Greca.

Durante o encontro que reuniu operários e futuros moradores o prefeito frisou que apesar do município possuir deficiência muito grande de moradias, as unidades que começam a ser construídas irão beneficiar muitas famílias que sonham com a casa própria. “Além disso, o empreendimento já está trazendo desenvolvimento para Balsa Nova e gerando novos empregos no canteiro de obras. Todos os operários que estão trabalhando na obra são moradores da cidade”, afirmou Pellizzari.

De acordo com o prefeito, é graças à parceria com o Governo do Estado, que a administração municipal está conseguindo atender a população. “Se não existisse esse entendimento com o governo, não teríamos condições de arcar com as despesas, sem prejudicar outras áreas igualmente importantes”, disse.

Na primeira fase será construído o Residencial Balsa Nova I, com 87 moradias destinadas a famílias com renda de até um salário mínimo. São casas de 32 metros quadrados, em alvenaria, telhas de cerâmica e forro em PVC, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O valor investido neste empreendimento é de R$ 973 mil.

O operário Josias Carvalho, 29 anos, está satisfeito com a construção do empreendimento. “Além de conseguir um emprego na obra, vou ter minha casa própria”, disse. Ele é casado há sete anos com Clarice de Oliveira, com quem tem uma filha pequena. Atualmente eles moram no terreno do cunhado. “Lá não temos água encanada e a casa não tem forro nem banheiro. Por isso, estamos muito felizes em ter conseguido nossa casa. Vai ser uma nova etapa nas nossas vidas.”

Representando os moradores, Adi Fior agradeceu o governador Roberto Requião, o presidente da Cohapar e o prefeito, pela oportunidade que as famílias terão de melhorar suas vidas. Ela tem 52 anos e mora com o filho. “Sei o que a casa própria significa para todas essas famílias, porque esse também sempre foi o meu sonho. Aí começa uma nova etapa na nossa vida”, declarou Adi.

As casas são financiadas pelo programa Imóvel na Planta/Caução, administrado pela Caixa Econômica Federal. O investimento tem contrapartida em recursos, obras e serviços do Governo do Paraná. Os moradores irão pagar 72 prestações mensais que comprometam, no máximo, 20% da renda familiar.

Mais – O Residencial Balsa Nova II, a segunda etapa do empreendimento, com 47 unidades, será para famílias com renda entre três e cinco salários. São casas com área construída de 40, 44, 52 ou 63 metros quadrados, em alvenaria, dois ou três quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Para cada padrão, há cinco opções de projeto, à escolha do morador e, de acordo com a faixa de renda, as prestações são pagas em 240 meses.

O programa Casa da Família é uma parceria entre o Governo do Paraná, o governo federal e prefeituras, responsáveis por doar terrenos e obras de infra-estrutura. Os recursos financeiros são provenientes dos governos estadual e federal, por meio do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal. Greca sugeriu que a vila receba o nome de Mirante do Iguaçu.

Nenhum comentário: