quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O mundo, em seu estado primitivo, viveu imerso na escuridão...


A escuridão é o silêncio da luz. E a Bíblia prova que ambas as frases são verdadeiras quando refere que o mundo é criado pela palavra. O som do Logos – a palavra criadora – é o primeiro a acabar com o silêncio, a revogar a escuridão do mundo, a criar a Luz.

Estávamos, Margarita e eu, esta manhã, em casa, a refletir sobre estas citações: uma de Ferreira Gular, outra de Dante Alighieri, e a terceira de São João, no imortal prólogo do quarto Evangelho, quando um ruído invadiu a nossa sala: -Era a maior rede de televisão do Brasil, onde – no programa Ana Maria Braga – dois "big brothers" discutiam sobre as três maneiras de se fazer xixi. Se em pé, sentado, ou sobre uma almofada.

O contraste entre o silêncio e o Logos, entre a escuridão e a Luz, é o mesmo entre a censura prévia imposta à TVE do Paraná e ao governador Roberto Requião, e a complacência dos poderes construídos com a medíocre vulgaridade da programação da TV comercial neste Brasil.

Por isso, nossa presença neste ato: Para afirmar que é imprescindível a ausência de censura para a criação de um futuro luminoso para o Brasil – projeto de país que inclui inclusive um ministério público maduro e um Judiciário forte e independente. E nesta precisão de democracia plena não se pode excluir um projeto educativo de TV pública, nem muito menos a palavra criadora do Bem, da Justiça Social e do futuro – que tem sido a tônica do discurso do governador Roberto Requião. Pode-se até discordar daquilo que ele diz, mas jamais se pode tentar impedi-lo - ou a quem quer que seja - de dizê-lo.

Só esta é a Luz capaz de revogar o primitivo estado do mundo.

Nenhum comentário: